A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 10 de abril de 2012

O valor da diversidade racial na educação



Na última terça-feira, 10/04, cerca de 70 estudantes do CIEP Dom Oscar Romero participaram da atividade intitulada como: Dia Contra a Discriminação Racial, uma articulação feita entre o Projeto Bairro Educador Irajá e a unidade escolar. O objetivo desta ação foi fazer com que os alunos, através de uma forma lúdica, conhecessem um pouco mais da cultura africana, para ajudá-los a entender a questão do preconceito.

Esta atividade vai de encontro a lei 10.639, assinada em janeiro de 2003, que obriga a aplicação da temática: "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas de ensino público e privado do país.

Os estudantes assistiram a uma palestra ministrada por Luciano Cerqueira, gerente de pesquisa do Bairro Educador e ex-coordenador da campanha: “Onde você guarda o seu racismo?” Durante a palestra Luciano exibiu os vídeos da campanha que coordenou e reportagens que trazem como tema central a discriminação racial. Os estudantes interagiram e esclareceram algumas dúvidas a respeito do racismo e outros tipos de preconceito.
Palestra realizada pelo gerente de pesquisa do Bairro Educador

De acordo com Luciano Cerqueira, o racismo é uma questão histórica e cultural, que permanece até hoje.


“O racismo é um grande problema no Brasil. No nosso país há uma grande diversidade de raças e é importante que os estudantes reconheçam essa contribuição histórica e social que a cultura afro trouxe para o mundo, especialmente para o Brasil.”
A partir do tópico: “As cores dos nossos heróis” - A cor do Brasil, os estudantes do 4º e 5º ano e do Projeto Acelera, com o auxílio das professoras, confeccionaram cartazes, que foram espalhados no entorno do auditório do CIEP Dom Oscar Romero.

As trançadeiras Ilma Gonçalves e Alba Almeida, parceiras do Bairro Educador, realizaram a oficina de trança nagô e ensinaram para os estudantes algumas técnicas utilizadas neste trabalho.
Segundo Ilma, a parceria com o Bairro Educador favorece o Salão Rocha Inabalável, o qual é proprietária, e as escolas da rede municipal de ensino atendidas pelo projeto.
“O Bairro Educador, através dessas atividades mostra o nosso trabalho nas escolas, além disso também ressalta os valores da cultura africana.
Coordenadora pedagógica, Ana Lúcia Alves, Ilma Gonçalves, Alba Almeida,diretora Rosilene Barcelos e alunos do CIEP Dom Oscar Romero

Os grafiteiros Ângelo Campos e Leonardo Santos fizeram uma oficina de grafite e explicaram para os estudantes a história desta arte, que é uma forma de expressão artística. Segundo eles, as pinturas rupestres representam os primeiros exemplos de grafite na história da humanidade.

Grafiteiros: Leandro Santos (à esquerda) e Ângelo Campos

Grafiteiro há 13 anos, Ângelo Campos ressaltou a importância da oficina de grafite nas escolas e destacou que tal ação pode melhorar o comportamento dos estudantes na unidade escolar.
“Muitas pessoas marginalizam este tipo de trabalho, por isso acho importante que as escolas contribuam para acabar com esse preconceito. O grafite busca mostrar a realidade, além disso também é um tipo de atividade ocupacional,  usada para reflexão e conscientização das pessoas, que se destacou na Europa, chegando depois aos Estados Unidos."
Grafiteiros e alunos do CIEP Dom Oscar Romero


A professora do CIEP Dom Oscar Romero, Luciene Oliveira, contribuiu para a realização da atividade e enalteceu o trabalho feito pelo Bairro Educador no CIEP, destacando que o projeto, através destas ações, facilita o trabalho da unidade escolar, e participa do processo de aprendizagem dos estudantes.

“O Bairro Educador é uma ferramenta que enriquece o trabalho da escola, pois proporciona aos alunos um olhar diferente sobre o mundo. Achei interessante a atitude de fazermos essa culminância sobre a cultura africana, pois este é um tema que venho trabalhando já há um tempo em sala de aula. O objetivo é mostrar aos alunos que independente da raça ou do local onde moram, eles são capazes de realizar seus sonhos, basta acreditar.”

A estudante do 5º ano, Ana Cristina Barreto, comentou que através deste evento aprendeu muito a respeito da cultura africana.

“As professoras Luciene e Angélica nos ajudaram a pesquisar muitas coisas sobre a África, e depois disso senti vontade de conhecer esse continente. Esses trabalhos que fazemos na sala de aula também nos ajudam a melhorar o nosso comportamento na escola.”
O evento foi marcado por um desfile, onde cada estudante representou personalidades negras que se destacaram na história, como por exemplo: o líder negro Zumbi dos Palmares, o marinheiro João Cândido, o atleta Adhemar Ferreira da Silva , entre outros. A partir de uma pesquisa realizada em sala de aula, os estudantes puderam contar resumidamente a história destes personagens, que conquistaram sua ascensão na história.

Alunos que representaram os personagens negros da história


Ana Lúcia Alves, coordenadora pedagógica do CIEP, há dois anos, elogiou o trabalho do Bairro Educador e frisou que o projeto possibilita à escola: atividades, conforto e bem-estar, junto às parcerias.

“A minha vida como coordenadora pedagógica começou com o Bairro Educador. O BE amplia o nosso trabalho e busca se inteirar sobre as necessidades do CIEP. O Projeto Político Pedagógico (PPP) deste ano tem como tema: “O mundo está em suas mãos” e trabalha com a questão da identidade individual dos estudantes. Este assunto está associado ao tema desenvolvido hoje no evento.”

A empresa Multirio (Empresa Municipal de Multimeios), filmou o evento e entrevistou a gestora de projetos do Bairro Educador Irajá, Ana Carolina Duarte.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário